Por que não como carnes?


Nunca escrevi sobre esse tema, mas muitas pessoas fazem essa pergunta para mim.

Quero do fundo do coração, que você que esteja lendo, não se sinta agredido. Estou somente colocando aqui minha opinião sobre o consumo de carnes. Não encare esse post como uma agressão a quem consome. Respeito todas as pessoas e todos os padrões alimentares. E o mesmo é o que espero de você. Receber o seu respeito.

Há 2 anos e 5 meses decidi não consumir mais alimentos de origem animal, com exceção aos ovos. E isso veio após refletir muito sobre textos, livros e vídeos que assisti.

Decidi ser mais responsável por minhas escolhas alimentares e não somente acatar o padrão cultural e senso comum. Já sou cuidadosa o bastante por ser nutricionista e sempre penso no aspecto nutricional quando seleciono um alimento. Porém, o sofrimento animal foi o que mais me impactou quando comecei a pesquisar sobre o tema. E hoje penso que consumir o sofrimento é algo muito triste.

Pensei o por que mato animais para comer, se não vivo mais numa selva em que precisaria caçar? Eu "caço" os alimentos nas prateleiras dos supermercados :(.

E aí vem sempre a polêmica, mas vai faltar proteína. Como você viverá sem? Eu atinjo minhas necessidades proteicas tranquilamente com alimentos de origem vegetal. E optei por consumir ovos e somente esse alimento já me traz quantidade considerável de proteínas para meu dia a dia. Não vejo nenhuma preocupação com proteínas se existir variedade na alimentação. E essa com certeza não falta na alimentação sem carnes.

Fiquei realmente chocada quando assisti vídeos que mostravam o abate de animais, mesmo que utilizando os conceitos do abate humanizado. Por que se chama humanizado? Por que gera menor sofrimento ao animal?! Mas será que eu gostaria que um bichinho de estimação recebesse o mesmo tratamento?

Mas Karina, você não come nem peixe? Gente, peixe também é um bichinho. Quem é vegetariano não come nenhum bichinho, ok?

Mas o peixe não sente nada, é o que mais ouço! Como assim?! Não sente nada?! Ele morre asfixiado e talvez seja o animal que mais sofre, na minha concepção.

Além do sofrimento animal, após assistir o vídeo "Uma verdade mais que inconveniente" fiquei impressionada com o impacto ambiental da produção de carnes. Se tiver interesse acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=u7LBPHtOBnk e verá quanto poluímos o ambiente e degradamos nossos recursos naturais através desse processo.

Sei que falar sobre isso é gerar sempre polêmica! Cada um tem sua opinião. Respeito a sua e a minha é essa. Mas fique tranquilo! Jamais induzo as pessoas a não comer carnes, pois acho que isso é um processo de conscientização e deve partir de você e não de mim. Mas fico muito feliz em saber que tenho influenciado um número considerável de pessoas através de meus exemplos. Isso é realizador!

Hoje sinto minha saúde ótima! Não me sinto cansada nunca e sou muito mais feliz não consumindo carnes.


Postagens
Arquivo
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now