Por que atletas e esportistas preocupam-se só com as proteínas?


Recebo no consultório muitos atletas, em especial amadores, e o que mais percebo é o desequilíbrio nutricional. É perceptível a preocupação dos atletas com as proteínas e muitas vezes não vejo isso como um problema. É muito difícil um atleta não atingir suas necessidades proteicas, considerando principalmente a atual conduta de se auto suplementar. Muitos chegam tomando vários suplementos de proteínas e que nem sempre são necessários.


Entretanto, o que muito me preocupa são as necessidades de carboidratos e de vitaminas e minerais, que costumam ser desbalanceados. Alguns sintomas clássicos de falta de carboidratos, vitaminas e minerais como fadiga muscular precoce, dores musculares intensas, recuperação tardia e cansaço extremo são muito comuns em atletas e quando ajustadas as quantidades e a qualidade dos carboidratos consumidos, esses sintomas minimizam muito ou desaparecem. É claro que é normal surgirem dores, cansaço em função do treinamento. Porém, a recuperação daquele que consome quantidade ideal de carboidratos, vitaminas e minerais é muito melhor quando comparada ao atleta que se preocupa mais com proteínas e esquece de seu combustível básico.


O consumo de gorduras do bem é extremamente importante por estar inclusive relacionada com ação anti-inflamatória. Isso mesmo! Alimentos podem ter açã anti-inflamatória. Olha que bênção! E você encontra essas gorduras no abacate, castanhas, nozes, coco, óleo de coco, azeite de oliva, óleos vegetais prensados a frio e utilizados sem aquecimento.


Se você é atleta e está lendo esse post, não esqueça dos carboidratos! E pense sempre em melhorar a oferta de vitaminas e minerais na sua alimentação. Você pode começar aumentando o consumo de verduras e legumes, além das frutas, que trarão um bom aporte desse micronutrientes. E sem dúvida que seu desempenho será melhor!


Postagens
Arquivo
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
IMG_0152.jpg